sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dilma não esclarece tudo



Prof. Roney Signorini
Assessor e Consultor Educacional
roney.signorini@superig.com.br

Com o título “Dilma: faculdade comunitária interioriza  ensino superior” a sucursal do Estadão em Itajaí(SC) relata a presença da presidente na quarta-feira, 26, no teatro da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em solenidade revestida de tons eleitoreiros, como de hábito da mandatária.

Enchendo a bola das Comunitárias, Dilma saiu com a afirmação de que elas favorecem a interiorização do ensino superior e que “Se não fossem essas vagas, muitos brasileiros não teriam condições financeiras para se formar nas capitais.”(?)
Gap de comunicação : Itajaí (180 mil hab.) ainda não é Capital.

O que fica a desejar na reportagem é a não citação do real motivo que levou a presidente até aquele campus, sugerindo ter ido até lá para ser cumprimentada por reitores pelo motivo da criação da Lei 12.881, assinada no começo de novembro e pela qual as instituições comunitárias de educação superior são qualificadas a receber recursos orçamentários e participar de editais reservados para instituições públicas.
Com isso ficam estabelecidas as diferenças e as distâncias dos cursos privados que na região sobrevivem a duras penas.

Com tal medida mais uma colher de cal foi lançada sobre as PMIES pois a maioria das Comunitárias no País estão em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pizza grande.  

Conforme a reportagem, além da Univali, há 13 outras no Estado e que 70% dos catarinenses que frequentam faculdades estão nas Comunitárias. Ou seja, PMIES, requiescant in pace (descansem em paz).

Assim, o que já estava difícil para as particulares agora talvez fique impossível. Isso me lembra comercial de TV quando dois irmãozinhos disputavam o saquinho de jujuba e o mais velho dizia “Um pra você e dois pra mim”. Pela iniciativa ficou: um pra mim e nenhuma pra você.

A presidente, por certo, ignora(va) ao assinar aquela Lei que estava(ria) sepultando as pequenas e médias IES que representam uma enorme alavanca no ensino interiorizado do País, e que a ABMES, por seu presidente Gabriel Rodrigues, estabeleceu uma extraordinária ação para apoiá-las como plataforma da gestão.
Para ele, é grande a expectativa em relação à colaboração das instituições associadas e não associadas: “espero que participem da pesquisa para legitimar o projeto/ carro-chefe da atual gestão e também para oferecer subsídios ao Plano de Ação para as PMIES que a nossa entidade pretende coletivamente construir e implementar”.

Está com a palavra Cecília Rocha Horta ao afirmar que “Sabe-se, porém, que as PMIES estão localizadas, na sua maioria, em locais em que o Poder Público não está e/ou está precariamente presente. Os responsáveis pela criação dessas instituições são em geral educadores – forças vivas locais – que se organizam visando não só oferecer ensino superior aos estudantes da região, que não podem frequentar as escolas dos grandes centros, como também viabilizar, de forma expressiva, a interiorização da educação no país.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), ano base 2011, as PMIES com até 2.000 alunos representam 71,17% do total de instituições privadas do país, são responsáveis por 17% das matrículas e por 27,3% do total de cursos. Apesar das dificuldades e obstáculos, as PMIES contribuem para a formação de pessoal de nível superior, empregam professores e auxiliares de administração escolar, movimentam o comércio e o mercado de trabalho por meio da qualificação de mão de obra para atender às demandas locais e regionais.
O lado ruim da história é que o Ministério da Educação (MEC), com  base nos indicadores de avaliação – que ignoram a especificidade e a heterogeneidade do sistema educacional –, penaliza duramente as instituições, e de forma especial as PMIES, com cortes de vagas, desligamento de programas de apoio financeiro ao aluno, arquivamento de processos de cursos em tramitação, fechamento de cursos, dentre outras medidas.”.

O diretor do SEMESP e sócio do Instituto Expertise também tem sua avaliação: Rodrigo Capelato observa que as PMIES são estratégicas para a economia do país, para a economia local, para a interiorização do ensino e para garantir a diversidade da oferta de cursos superiores nas regiões em que ensino público não chega. No entanto, adverte: “O Brasil precisa de políticas públicas para que as PMIES possam se tornar competitivas”.

De fato, as particulares são os náufragos da “Nau dos Insensatos” e só resta remar, e remar, e remar sem prazo de validade dos remos e do barco.

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