Prof. Roney Signorini
Assessor e Consultor Educacional
sinorinironey1@gmail.com
Assessor e Consultor Educacional
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(...) foi o poema de mais longa gestação em
toda minha obra.
Vi pela primeira vez esse nome de Pasárgada
quando tinha os meus dezesseis anos e foi num autor grego. Mais de vinte anos
depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de
fundo desânimo, da mais aguda doença, saltou-me de súbito do subconsciente esse
grito estapafúrdio:
“Vou-me embora pra Pasárgada!. Lá sou amigo do rei”. Manuel Bandeira
“Vou-me embora pra Pasárgada!. Lá sou amigo do rei”. Manuel Bandeira
Manuel Bandeira foi um dos gênios da
literatura brasileira e nesse poema bem expressou o que milhares de brasileiros
desejam, no íntimo, como realização de vida: o sossego, a paz e a tranquilidade,
contrariada pelo turbilhão diário de muitos inconvenientes, dissabores,
desalentos e sobretudo desencantos da cidade grande.
O poema refere-se a um vindouro distante,
repleto de coisas novas, uma espécie de modernidade e de eldorado terreal, um
sonho, um desejo como fuga da sua realidade melancólica e da solidão.
Afinal, saindo em direção a Pasárgada
deixa-se para trás “o Quinto dos Infernos”, que é onde tudo de ruim acontece:
analfabetismo, violência geral, inflação galopante, juros escorchantes, megacorrupção,
creche sem vagas, trânsito caótico, ônibus lotados, multas de trânsito a dar
com pau, guerra entre torcidas, pancadões na esquina. E dá-lhe infortúnios como
greves em setores essenciais, água racionada, preço da energia elétrica lá em
cima, árvores caindo em todo lugar, enchente e políticos tripudiando a
consciência nacional.
Afora os travos que atravessam o paladar
como, se chove, o metrô para ou vai mais devagar (único no mundo!); filas
quilométricas para tudo, sempre; poluição fatal; alimentos contaminados e datas
de vencimento expiradas, nos supermercados; e da programação de TV pouco se
salva, um lixo (ainda não reciclável).
Aí, a Ministra Ada Pellegrini Grinover sai-se com
esta: "Com crise de poderes, Judiciário tomou conta de
tudo", afirmando que, enquanto o Brasil não adotar um regime
de governo com menos concentração de poder, problemas políticos e econômicos
continuarão paralisando o país.
Mas, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman [2], as instituições políticas perderam
representatividade porque sofrem com um ‘déficit perpétuo de poder’. Ele denuncia a perda de referências políticas,
culturais e morais da civilização, que desemboca num sentimento de incerteza
quanto ao futuro que costuma perpassar de maneira difusa os diferentes estratos
sociais.
Há
dois fatores que, pelo menos no Brasil, explicam esse desalento. O primeiro é a
destruição da confiança, que, entre nós, já atinge quase a totalidade da
opinião pública informada. Ninguém mais acredita que partidos e candidatos
tenham outro objetivo que não seja o enriquecimento rápido e ilícito. O segundo
fator é o preço crescente, em termos econômicos, dos conchavos entre partidos.
O custo da multiplicação de ministérios inúteis, de cargos supérfluos, da perda
de eficiência, da irracionalidade na aplicação de recursos, da incompetência na
escolha e gestão de projetos e do custo das reformas, que não se fazem porque
mexem com os interesses dos partidos, beira valores astronômicos. E o
sentimento é de decadência.
Comumente, associa-se o
conceito de decadência às imagens – e também às realidades – de declínio
econômico, de disfuncionalidade política, de regressão social, de queda
relativa nos padrões de vida, de desordem institucional, de involução moral,
quando não ao caos gerador de conflitos exacerbados. Estes, sim, possíveis
gatilhos do colapso de toda uma sociedade, que, felizmente, ainda não soçobrou
na anomia e na desorganização, a que são normalmente associadas essas noções de
decadência ou de declínio.
O diplomata Paulo Roberto de Almeida [2], ao criar o Pequeno Manual Prático
da Decadência (http://diplomatizzando.blogspot.com/2013/04/pequeno-manual-de-decadencia-para-uso.html), estabeleceu dez tópicos para subsidiar diagnósticos
de sinais precursores de uma decadência anunciada (não necessariamente
percebida). Segundo ele, pode-se saber que um país, ou uma sociedade,
está em decadência quando:
1 o sentimento de
mal-estar se torna generalizado na sociedade, ainda que possa ser difuso;
2 os avanços
econômicos são lentos, ou menores, em relação a outros povos e sociedades;
3 os progressos
sociais são igualmente lentos ou repartidos de maneira desigual;
4 a lei passa a não ser mais respeitada pelos
cidadãos ou pelos próprios agentes públicos;
5 as elites se tornam autocentradas, focadas
exclusivamente no benefício próprio;
6 a corrupção é disseminada nos diversos canais
de intermediação dos intercâmbios sociais;
7 há uma desafeição pelas causas nacionais, com
ascensão de corporativismos e particularismos;
8 a cultura da integração na corrente nacional
é substituída por reivindicações exclusivistas;
9 a geração corrente não se preocupa com a
seguinte, nos planos fiscal, ambiental ou outros;
10 ocorre a degradação moral ou ética nos
costumes, a despeito mesmo de “avanços” materiais.
Para o Reverendo Hernandes Dias Lopes, “a sociedade
brasileira está doente. Suas entranhas estão infectas. Seu mal é grave e
crônico. O perigo de morte é iminente. A decadência da sociedade é moral e
espiritual. Alcançamos o progresso científico e econômico, mas nossa cultura
está moribunda. Conhecemos os segredos da ciência, mas não conhecemos as
profundezas abissais do nosso próprio coração. Amealhamos riquezas e
despontamo-nos como a sétima economia do planeta, mas nosso povo chafurda num
pântano nauseabundo de pecados vis. Temos as maiores reservas naturais do
planeta, mas estamos perdendo nosso senso de valores. Agigantamo-nos diante do
cenário mundial, mas apequenamo-nos diante do espelho da verdade” (http://hernandesdiaslopes.com.br/).
Novamente
é Bauman, um dos pensadores mais eminentes do declínio da civilização, quem nos dá régua e compasso para traçar uma saída:
“Sou tudo, menos desesperançoso. Confio que os jovens possam perseguir e
consertar o estrago que os mais velhos fizeram. Como e se forem capazes de pôr
isso em prática, dependerá da imaginação e da determinação deles. Para que se
deem uma oportunidade, os jovens precisam resistir às pressões da fragmentação
e recuperar a consciência da responsabilidade compartilhada para o futuro do
planeta e seus habitantes” (http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/02/bzygmunt-baumanb-vivemos-o-fim-do-futuro.html).
Novamente,
eu me repito, sem cansar: o antídoto para esse declínio é a educação
transformadora, capaz de criar Pasárgadas, espaços acolhedores, sem
distinção de cor, etnia, gênero, classe social, onde a criatividade dê o
diapasão de um novo tempo.
[1] Pasárgada, uma cidade da antiga
Pérsia, é atualmente um sítio arqueológico na província de Fars, no Irã,
situado 87 km a nordeste de Persépolis. Foi a primeira capital da Pérsia
Aqueménida, no tempo de Ciro II da Pérsia, e coexistiu com as demais, dado que
era costume persa manter várias capitais em simultâneo, em função da vastidão
do seu império.
[2] Zygmunt Bauman é professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e
Varsóvia. Desde que colocou, em 1999, sua ideia da “modernidade líquida” – uma
etapa na qual tudo que era sólido se liquidificou, e em que “nossos acordos são
temporários, passageiros, válidos apenas até novo aviso” –, Bauman tornou-se uma
figura de referência da sociologia.
[3] Diplomata, mestre em planejamento
econômico pelo Colégio dos Países em Desenvolvimento da Universidade de Estado
de Antuérpia e doutor em ciências sociais pela Universidade de Bruxelas.
Trabalhou como assessor especial no Núcleo de Assuntos Estratégicos da
Presidência da República.
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