quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Fecha, não Fecha mas Fechou



Prof. Roney Signorini
Assessor e Consultor Educacional
roney.signorini@superig.com.br

O jornalista Leonardo Vieira, do jornal O Globo, alvoroçou a patuleia com suas publicações dos últimos dias 8 e 9, tratando do assunto Universidade Gama Filho e UniverCidade junto a milhares de interessados na sobrevivência das
duas tradicionais instituições no Rio de Janeiro, com apêndices pelo país. Leia abaixo os dois leads das matérias e na íntegra acompanhando os links apontados. Ontem, segunda-feira, 13, fechou. Descalabro total.

Ministro diz que Gama Filho e UniverCidade podem ser fechadas
RIO - (08/01/2013). A Universidade Gama Filho (UGF) e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) serão descredenciados pelo Ministério da Educação (MEC) se não cumprirem as melhorias prometidas. Foi o que garantiu o ministro Aloizio Mercadante durante uma conversa com estudantes de ambas as instituições em Brasília. Nesta terça-feira, 50 universitários foram à sede do MEC exigindo um encontro com Mercadante. O grupo quer intervenção do governo na crise das universidades, mantidas pelo grupo Galileo Educacional.

Se a reposta das instituições fossem satisfatórias, não teríamos suspendido o vestibular. A suspensão é uma medida duríssima. Por quê? Com o problema que nós já temos, vamos permitir que outros estudantes entrem (...) Como permitir entrar numa faculdade nessas condições? Então já suspendemos. Já mostra que nós achamos que eles não estão cumprindo o termo de ajustamento de conduta (sic) - afirmou Mercadante, em tom enérgico, antes de completar: - E se não cumprirem (as promessas de saneamento), está no acordo que nós fizemos e que eles assinaram, fecha!  Leia a matéria na íntegra no link : HTTP://glo.bo/1ih4TNd  

Abandono toma conta do campus da Universidade Gama Filho
RIO - (09/01/2013)O cenário na sede da Universidade Gama Filho é triste. Carteiras entulhadas no pátio, janelas e portas quebradas, uma piscina olímpica suja, cadáveres da faculdade de Medicina em decomposição e laboratórios depredados por bandidos que invadiram o local. Enfrentando seguidas greves de professores devido a falta de salários e ameaçada com descredenciamento pelo MEC, a instituição tem seu campus principal, no bairro de Piedade, Zona Norte do Rio, aparentemente abandonado.

Assim como a UniverCidade, também administrada pelo grupo Galileo Educacional, a Gama Filho está afundada numa crise financeira. Muitos alunos já estão providenciando transferência para outras instituições. Na última terça-feira, O GLOBO esteve no campus de Piedade e constatou diversos problemas estruturais. Banheiros, sujos, dão espaço para uma família de gatos, pretos. No laboratório do curso de Medicina, cadáveres usados para fins didáticos apodrecem por falta de formol.  !  Leia a matéria na íntegra no link : HTTP://glo.bo/1bUoKw7  

São duas notícias estarrecedoras no seio educacional porque revelam desrespeito, incúria ou total despreparo das mantenças, além de servirem de alerta para o setor que às vezes busca na profissionalização de seus quadros diretivos gente que não é do ramo, cercando-se de pessoal que entende muito de bolsa de valores mas nada de processos educativos.
E, claro, podem as duas instituições chegar ao desplante de se acharem vítimas do algoz MEC(?).
Como cada caso é um caso e uma coisa não é outra coisa, a “crueldade” foi antecipada com um termo de ajustamento de conduta descumprido. Por assim, uma auditoria interna/externa tem a obrigação de apontar as mazelas que culminaram com tal estado de calamidade e não é nada difícil obter respostas quando talvez somente cotejando receitas versus despesas surgirá o vilão da história: se as despesas com folha de pagamento ultrapassavam os 40% seguidamente, é bancarrota inevitável.

Mais do que fechar, a punição deve ser exemplar e nada de regime semiaberto ou semifechado, como queiram, para os que gostam de copo meio cheio ou meio vazio. É prisão perpétua, mesmo. Estão com a palavra os órfãos, desamparados e desabrigados do sistema que não entrou com a intervenção em tempo para evitar tal desastre social, evitando a formação de mais um Movimento dos Sem Alguma Coisa.

O patrimônio é imenso mas nem um só centavo responderá pela angústia e desespero dos estudantes em curso, em tempos de tão poucos sonhos, sob o domínio geral do universo em desencanto.

Não se trata aqui de se socorrer do Código do Consumidor pretendendo os valores pagos ou a troca do produto porque com defeito.
Mesmo que uma auditoria encontre(asse) os motivos do descarrilamento do trem, no caso, não cabe ressarcimentos com juros e correções quando a inexorabilidade não permite retorno ao calendário do passado, para os que se encontram no meio ou no fim da jornada de uma graduação.  Trata-se de um crime sem absolvição. Fica a pergunta: e daí ? Vai pizza aí ?

Crianças, às vezes, nos fazem rir porque espontâneas demais, autênticas na inocência que chega às raias do incrível. E por assim, deixo um vídeo como anexo  para os leitores : Menina quer destruir escola em Dublin - Impagável. Tem 3"36. Assista.






Nenhum comentário: