Prof. Roney Signorini
Assessor e Consultor Educacional
roney.signorini@superig.com.br
Assessor e Consultor Educacional
roney.signorini@superig.com.br
Sempre acreditei que “empreendedor já nasce feito” e conheci
centenas deles, muitos dos quais bem sucedidos.
Parece que ao nascerem acertaram na mosca do Zodíaco e só
ficam esperando a hora certa para receber e refletir luminosidade em qualquer
atividade humana. É certo que também devem “colaborar” para isso um pouco de
sorte, um empurrãozinho aqui, uma freada ali, um sopro benfazejo e uma grande
dose de vontade, perseverança e insistência. Há quem diga que são “sortudos”, embora
não se saiba se tenham ganho em qualquer loteria.
Tudo isso somado, há que se agregar disposição para correr
riscos, encarar desafios e problemas de percurso com muita chance de
vulnerabilizar o empreendimento, podendo levá-lo ao fracasso. Uma lista enorme de pesos pesados já mostraram
que nas primeiras tentativas do negócio próprio as coisas não foram lá muito
bem. Com dose excessiva de entusiasmo e persistência deram os últimos e
necessários apertos nos parafusos, sem espanar.
Mas afinal, empreendedor brasileiro é igual ao de outros
cantos do mundo ou não tem nada a ver ?
Empreendedor americano é tudo isso que dizem, que gosta de correr riscos e não é muito preocupado em perder seu “rico dinheirinho” mesmo que a empreita seja meio atabalhoada? Carregam no sangue o desbravamento do Oeste? E os europeus ou asiáticos, que DNA carregam ? Isso de espaço geográfico altera atitudes e comportamentos ou é o capital inicial que manda e comanda qualquer propósito para negócios/empreendedorismo?
Empreendedor americano é tudo isso que dizem, que gosta de correr riscos e não é muito preocupado em perder seu “rico dinheirinho” mesmo que a empreita seja meio atabalhoada? Carregam no sangue o desbravamento do Oeste? E os europeus ou asiáticos, que DNA carregam ? Isso de espaço geográfico altera atitudes e comportamentos ou é o capital inicial que manda e comanda qualquer propósito para negócios/empreendedorismo?
Empreendedores sempre existiram, desde a caverna e o
medievo, alguns menos outros mais na proatividade. Aqueles que começam sozinhos
seus negócios e não têm conhecimento para tocá-lo à frente desconhecem o apoio
que o Estado ou instituições diversas oferecem. Ou seja, por aqui impera a
orfandade de sustentação e de informação de negócios. Assim, como empreender?
É sabido que a micro, pequena e média empresa fazem parte e
representam significativamente o PIB nacional, apenas com a coragem e o Deus me
ajude.
Por aqui, é de conhecimento que o Ministério das Ciências e
Tecnologia tem a batuta do maestro da orquestra mas pouco se sabe em que porta
bater, longinquamente, em Brasília. Daí perguntar quantas representações do
Ministério existem em todos os estados da federação.
Os teóricos apresentam vários passos para se tornar um
empreendedor de sucesso, como os a seguir:
1-Avalie se a
ideia representa um modelo de negócios: Existe um mercado potencial? É preciso
entender antes de tudo a lógica que permeia o negócio. Nem sempre as melhores
ideias irão se transformar em um negócio viável. Pesquise, modele, repense. Só
assim você chegará ao formato adequado para começar a dar vida ao seu sonho. .
2-Não seja
mais um na multidão: Se a oportunidade é realmente válida, é hora de encontrar
uma boa diferenciação. Por mais inovadora que sua ideia seja, a partir do
momento que você entrar no mercado outras empresas com o mesmo perfil surgirão.
E nessa hora vale lembrar que sobrevive quem sabe se fazer presente e trazer
constantes novidades para o mercado. .
3-Modele seu
negócio: Tenha um plano de negócios, um canvas ou um mapa estratégico. Qualquer
coisa que lhe ajude a validar sua ideia passando por pilares importantes e
vitais para a empresa existir.
4-Time to
market: Do momento em que percebeu a oportunidade até o primeiro dia de
funcionamento da sua empresa, o problema ainda existirá? O tempo é crucial
quando o assunto é criar e desenvolver um novo negócio. Se você demorar demais,
outro empreendedor poderá ter avançado no mesmo segmento. Se você, contudo,
atropelar as etapas básicas de planejamento e implementação, seu projeto irá
naufragar. .
5-Faça o que
gosta: Invista em um negócio relacionado a algo que te emprega prazer.Empresas
que nascem somente para ganhar gerar lucro tem menos chance de sobreviver. Se
você tem um propósito, será mais fácil de engajar pessoas, transmitir seus
diferenciais para os clientes e manter a operação integrada.
6-Analise
suas capacidades e deficiências: Ninguém é bom em tudo. Saber onde você precisa
de ajuda é imprescindível para buscar os colaboradores - ou sócios - que
embarcarão com você nesta empreitada. Vale a máxima: se eu não sei, eu sei quem
sabe! Relacionamento elimina distância e reduz o tempo, melhora o resultado e
ajuda a planejar a longo prazo.
7-Cerque-se
de mentores ou conselheiros: Ser empreendedor é muito solitário. Tenha
conselheiros que possam ajudá-lo no processo de empreender. Pessoas que não
estão no dia a dia da empresa podem indicar boas saídas e ajudar na tomada de
decisão. .
8-Desenvolva
pessoas: Um time competente, capacitado e engajado é imbatível. E tem
baixíssima rotatividade..
9-Comece
pequeno: Você não vai acertar de primeira. Comece pequeno para ser mais fácil
corrigir os erros. É mais fácil consertar uma prancha de surf que um navio!
Depois será mais fácil e seguro crescer.
10-Meça tudo:
O que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Defina indicadores
relevantes para a sua operação e acompanhe-os de perto.
11-Respeite o
ciclo do negócio: Cada segmento e cada empresa tem uma velocidade. Se acelerar
ou reduzir mais do que ele permite, você quebra. A exemplo disso, da abertura
da loja até a conquista de uma clientela fiel existe um ritmo a ser respeitado
e ele depende de fatores como localização, concorrentes, perfil do público,
tipo de produto comercializado etc. Um início “fraco” não é motivo para abrir
mão do seu plano de negócios.
12-Jamais
entre num mercado em declínio: Busque oportunidades de negócios que ainda estão
em crescimento. Geralmente possuem mais clientes e menos concorrentes. Os
mercados consolidados têm uma concorrência acirrada e predatória. Os em
declínio não têm clientes. Uma nova operadora de telefonia celular não é das
melhores opções, assim como uma empresa especializada em manutenção de máquinas
de escrever..
13-Busque
escalabilidade: Cuidado com negócios que dependam muito de você. Este tipo de
negócio tem seu crescimento limitado a capacidade de atendimento do dono, como
um sapateiro, um arquiteto, dentista ou advogado. Pense, desde o começo, como
sua empresa crescerá para atender muitos clientes com o mesmo cuidado, atenção
e competência que você atenderia;.
14-Evite
buscar capital financeiro em bancos: Para tirar a ideia do papel, é preciso ter
recursos. O ideal é não precisar recorrer a recursos de terceiros, mas se não
houver saída o ideal é tentar obter o capital necessário com amigos e/ou
familiares – mas tenha em mente que é preciso firmar um acordo de prazos e
valores a serem devolvidos mesmo com pessoas próximas. Uma outra opção,
dependendo do perfil do negócio, é encontrar um investidor anjo. O empréstimo
bancário deve ser feito apenas em último caso devido aos altos juros..
15-Tenha uma
reserva para se manter inicialmente: Além do negócio em si, você também tem
contas pessoais a pagar. É preciso ter uma reserva financeira para que você
possa se manter no momento inicial do negócio, quando a empresa ainda não gerar
receita suficiente para garantir uma retirada suficiente para sua subsistência.
16-Divulgue
seu negócio: O marketing é uma poderosa ferramenta para que a sua marca se
consolide e, consequentemente, conquiste melhores oportunidades comerciais. Por
isso, jamais considere a divulgação do seu negócio como um investimento
secundário , que pode ficar para o futuro..
17-Busque
conhecimento sempre: Não importa se está no início do negócio ou já atuando em
uma empresa própria. O mercado evoluí, e você não pode ficar para trás. O
modelo de negócios inovador de hoje, amanhã já estará batida. Cursos
preparatórios entregam uma série de conhecimentos e promovem o networking. Há
também boas opções de aulas gratuitas que podem ser feitas online para quem
deseja se preparar e também se reciclar.
18-Tenha
cicatrizes: Aceite, você não acertará tudo de primeira. Da ideia à empresa o
mercado mudou, as pessoas mudaram, você mudou. Cicatrizes são essenciais para o
crescimento de uma empresa. Não precisa sofrer uma fratura, mas um arranhão, um
corte ou uma marca roxa podem ajudar muito no seu desenvolvimento como
empreendedor e trazer contribuições valiosas ao sucesso do seu negócio.
Cerca de 38,5
milhões de brasileiros têm a intenção de abrir o próprio negócio. É o que diz a
pesquisa do Instituto Data Popular, divulgada nesta terça-feira (23), que
mostrou um aumento de cinco pontos percentuais na comparação com 2013: de 23%
para 28%. Baixo salário é um dos principais motivos.
Mas, então, quais são as habilidades que realmente importam na hora de empreender? A paulistana Bel Pesce, que figura na lista da revista Forbes entre os 30 jovens mais promissores do país, acredita que são as pequenas coisas. Atitudes comportamentais tão simples que se tornam óbvias, mas correm o risco de serem esquecidas com facilidade. Ter perseverança, iniciativa e aprender com o momento são algumas das ações destacadas pela brasileira que já empreendeu no Vale do Silício (EUA), considerado um celeiro de startups e palco das grandes empresas mundiais de tecnologia.
Pesquisas
recentes já apontam que empreender se tornou o sonho de mais da metade dos
jovens. Questionada sobre essa nova demanda, Bel Pesce afirma que ela está
relacionada ao desejo de assumir o protagonismo. “A palavra empreendedorismo,
no sentido de abrir uma empresa, tem sido usada como um ponto de fuga. As
pessoas falam em ser empreendedoras porque querem ser chefes”, explica. No
entanto, ela também destaca que não é preciso abrir o próprio negócio para
assumir as rédeas da sua vida, sendo possível ter atitudes empreendedoras
ocupando cargos dentro empresas que estão abertas para inovação.
Todo cuidado, muito cuidado é pouco.
Todo cuidado, muito cuidado é pouco.
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