sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Onde vamos parar? Ou melhor, como sair desse buraco?

Prof. Roney Signorini - Consultor Educacional
roneysignorini@ig.com.br


Para os que ainda não conhecem.

Veja o que alguns vestibulandos foram capazes de escrever na prova de redação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cujo tema foi "A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA?"

Entre o hilário e a desgraça, cômico não fosse trágico, esta é a matéria-prima que aspira ao banco universitário.
Por acaso, é possível obter solução para o problema com alguma tese, doutrina, conceito ou princípio pedagógico?
Conforme artigo publicado no Portal TERRA, estudos revelam não haver relação direta entre o déficit de atenção e o veículo TV.

TV pode não causar transtorno de atenção, diz estudo

MICHAEL CONLON ( PORTAL TERRA )

Ao contrário do que diziam estudos anteriores, crianças que passam grande parte de seu tempo diante de aparelhos de TV não desenvolveriam problemas de comportamento na escola, afirmaram pesquisadores na segunda-feira.

Se há uma ligação, seria o fato de que pais esgotados de crianças hiperativas têm uma tendência maior a deixá-las assistir TV para conseguirem um descanso. A TV em si não provocaria o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAIH), disseram pesquisadores da Universidade Texas Tech (EUA).

A descoberta baseia-se numa pesquisa com pais e professores de 5 mil crianças norte-americanas ao longo de dois anos para determinar se o hábito de ver TV no período em que os alunos estão no jardim da infância faria aparecer casos de TDAIH no primário.

"Os resultados do estudo atual não indicam a presença de uma relação importante entre a exposição à TV e problemas subsequentes de atenção", afirmou o estudo publicado na edição de março da Pediatrics, revista da Academia Americana de Pediatria.

A notícia enseja reflexão sobre a enxurrada de e-mails que recebemos versando sobre as "pérolas do vestibular". Apenas como especulação, propomos a discussão: o desastre consiste mesmo no semialfabetismo e na falta de leituras diversas (jornal, livro, revista, internet, bula de remédio, propaganda...) que não proporcionam um texto coerente, premissa num discurso oral ou escrito? A chamada "leitura em cacos" – aquela de quem é incapaz de articular partes de um texto, o que leva o indivíduo a interpretações descontextualizadas – estaria na base desse problema?

A calamidade do que se lerá abaixo até poderia ser minimizada se existisse a informação do volume de candidatos ao referido vestibular e se pudéssemos quantificar quais seriam os autores desse "besteirol": 1%, 3% ou 5% dentre milhares? Pode ser desprezível (?). Quase certamente, os autores das afirmações esdrúxulas não as repetiriam em sua fala cotidiana. Por certo, também, tentaram expressar "erudição" já que seriam lidos por intelectuais avaliadores, a quem restava impressionar. De qualquer modo, o amarelo está piscando no manicômio verborrágico, com ausência total da mínima lógica, incitando autoridades educacionais para uma desacomodação frente ao cenário.

O leitor está com a palavra no campo "comentários", no final do artigo.

Prepare-se para ler a seleção feita pelo prof. José Roberto Mathias que, glosando, deixou os comentários entre parêntesis.

"A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo decomunicação." (Meu Deus!)

"A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação."(Fantástica!)

"A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não..."(Ah bom, uma frase sobrenatural )

"A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista." (Sem comentários)

"A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças." (Como é que pode?)

"Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (?), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro." (Esta é imbatível)

"A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral." (É praticamente uma tortura!)

"A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção." (Tudo a ver)

"A TV é o oxigênio que forma nossas idéias." (Sem ela este indivíduo não pode viver)

"...por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens." (Nunca tentei dirigir uma TV)

"A TV ezerce(Puxa! !!) poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias." (Esse é humorista, além de tudo)

"E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso." (Me explica isso?)

"A televisão leva fatos a trilhares de pessoas."(É muita gente isso, hein?)

"A TV acomoda aos tele inspectadores." (Socorro!!!)

"A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas." (Vixe!)

"A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar." (Deus, onde essa criatura arrumou tal faca???)

Nenhum comentário: