O meu pai ensinou-me a
trabalhar; não me ensinou a amar o trabalho.
Abraham Lincoln
Abraham Lincoln
O trabalho de conclusão de curso(TCC),
eventualmente chamado tese de conclusão
de curso, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho final de graduação,
projeto de formatura, projeto experimental ou monografia de curso, com suas
respectivas siglas, é um tipo de trabalho acadêmico amplamente utilizado no ensino superior e técnico no Brasil,
como forma de efetuar uma avaliação final dos estudantes, que contemple a
diversidade dos aspectos de sua formação educacional.
As diversas finalidades do trabalho acadêmico podem se
resumir em apresentar, demonstrar, difundir, recuperar ou contestar o conhecimento
produzido, acumulado ou transmitido. Ao apresentar resultados, o texto
acadêmico atende à necessidade de publicidade relativa ao processo de
conhecimento.
A pesquisa realizada, a ideia concebida ou a dedução feita perecem se não vierem a público, razão maior da elaboração dos TCCs. A demonstração do conhecimento é necessidade na comunidade acadêmica, onde esse conhecimento é o critério de mérito e acesso. Entretanto, a bem da verdade, ao longo de muitos anos a universidade não tem sabido aplicar com rigor a exigência na confecção desses trabalhos, ao contrário, os despreza, por exemplo deixando de manter um exemplar na biblioteca da instituição, divulgando-os pelo site da faculdade, recomendando e apoiando uma publicação por editora. Não, vão todos para gavetas encontrando milhares de outros anteriores, E mais, embora muitas instituições tenham um regulamento sobre o assunto poucas ou nenhuma reprova aos membros que se apresentam com um trabalho medíocre, de nenhum aproveitamento.
A pesquisa realizada, a ideia concebida ou a dedução feita perecem se não vierem a público, razão maior da elaboração dos TCCs. A demonstração do conhecimento é necessidade na comunidade acadêmica, onde esse conhecimento é o critério de mérito e acesso. Entretanto, a bem da verdade, ao longo de muitos anos a universidade não tem sabido aplicar com rigor a exigência na confecção desses trabalhos, ao contrário, os despreza, por exemplo deixando de manter um exemplar na biblioteca da instituição, divulgando-os pelo site da faculdade, recomendando e apoiando uma publicação por editora. Não, vão todos para gavetas encontrando milhares de outros anteriores, E mais, embora muitas instituições tenham um regulamento sobre o assunto poucas ou nenhuma reprova aos membros que se apresentam com um trabalho medíocre, de nenhum aproveitamento.
Assim, teremos perdido muito, expresso em tempo, papel,
paciência, e demais condições que aviltam as inteligências e cultura. E os
docentes são os principais culpados, tornando-se reféns, quando não, cúmplices
dos alunos.
Ainda sobre o docente, falta-lhe a boa vontade na orientação, falta-lhe estímulo e paixão pelo magistério. Faltando-lhe o pagamento salarial com certeza não é o que acontece.
Ainda sobre o docente, falta-lhe a boa vontade na orientação, falta-lhe estímulo e paixão pelo magistério. Faltando-lhe o pagamento salarial com certeza não é o que acontece.
Parece haver uma clara e significativa cooptação das
mentes dos estudantes em se negar a produção para o mundo capitalista, quando
um TCC bem formulado pode muito bem ser a iniciativa de qualquer
empreendedorismo, a fundação de alguma startup. A presença nos currículos de
disciplinas como Business Plan poderiam muito bem ser um guia para percepção de
novos mercados.
Assim, existem as provas, concursos e diversos outros processos de avaliação pelos quais se constata a construção ou transmissão do saber. Difundir o conhecimento às esferas externas à comunidade acadêmica é atividade cada vez mais presente nas instituições de ensino, pesquisa e extensão, e o texto correspondente a essa prática tem característica própria sem abandonar a maior parte dos critérios de cientificidade. Melhor dizendo, assim deveria ser. A recuperação do conhecimento é outra finalidade do texto acadêmico. Com bastante frequência, parcelas significativas do conhecimento caem no esquecimento das comunidades e das pessoas; a recuperação e manutenção ativa da maior diversidade de saberes é finalidade importante de atividades científicas objeto da produção de texto.
Em muitas instituições, o TCC é encarado como critério final de avaliação do aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e consequentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado.
Assim, existem as provas, concursos e diversos outros processos de avaliação pelos quais se constata a construção ou transmissão do saber. Difundir o conhecimento às esferas externas à comunidade acadêmica é atividade cada vez mais presente nas instituições de ensino, pesquisa e extensão, e o texto correspondente a essa prática tem característica própria sem abandonar a maior parte dos critérios de cientificidade. Melhor dizendo, assim deveria ser. A recuperação do conhecimento é outra finalidade do texto acadêmico. Com bastante frequência, parcelas significativas do conhecimento caem no esquecimento das comunidades e das pessoas; a recuperação e manutenção ativa da maior diversidade de saberes é finalidade importante de atividades científicas objeto da produção de texto.
Em muitas instituições, o TCC é encarado como critério final de avaliação do aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e consequentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado.
O
escopo e o formato do TCC (assim como sua própria nomenclatura) variam entre os
diversos cursos e entre diferentes instituições, mas na estrutura curricular
brasileira ele possui papel de destaque no último semestre ou ano do curso.
A execução e conclusão é uma
apresentação de um projeto perante uma banca examinadora entre 3 e 5
professores (não necessariamente com Mestre /ou Doutor). Nesse particular,
deixando de contar com docentes que tenham pós-graduação a banca fica a desejar
quanto às cobranças que podem ou devem ser feitas. Afinal o evento tem uma
finalidade formativa e não como se fora uma festinha de despedidas. Afinal o
que falta é competência e habilidades para o docente conduzir uma orientação de
TCC?
A
banca examinadora formada para tal propósito não cria nenhuma expectativa de
originalidade. Portanto, pode ser uma compilação (e não cópia) de outros
ensaios com uma finalidade, um fio condutor, ou algo que forneça um roteiro,
uma continuidade. Motivo: inabilidade e incompetência, desconhecimento e
afastamento profissional dos mercados, o que a maioria dos docentes carrega.
Aliás, há uma indústria que avança forte produzindo sob
encomenda TCC
sobre qualquer assunto.
Professores
orientadores recomendam aos alunos, que o tema escolhido seja um assunto com o
qual o aluno possua afinidade. Ele vai passar talvez um ano ou mais escrevendo
sobre um determinado assunto. Se não for um assunto cativante, será muito mais
difícil para o aluno conviver com ele todo esse tempo.
O tema
deve ser procurado através de perguntas. Uma grande dúvida deve ser o início de
um trabalho acadêmico. Algo que não foi respondido ainda. Alguma área do curso
escolhido que ainda tenha algo escondido dos cientistas.
Ou seja, que tenha identidade temática, que seja de seu agrado.
Ou seja, que tenha identidade temática, que seja de seu agrado.
Talvez
nisso resida insuficiências que resultam em trabalhos totalmente
descomprometidos com realidade sociais, de empregabilidade, cultural, de
aplicabilidade e por aí vamos. E a propósito, o grupo de orientadores mantidos
pela instituição deve somar teóricos mas também profissionais dos mercados,
gente que conhece o chão da fábrica.
Lamentavelmente as próprias instituições de ensino não
têm respostas à principal pergunta se consultadas sobre os TCCs dos últimos 30
anos , que deve somar mais de milhão, o aproveitamento real deles seria
de quanto. 10 / 1.000.000 ?
Qual teria sido o tempo despendido com tão mínimo ou nenhum retorno?
Milhares de horas de cérebros humanos desperdiçadas.
Milhares de horas de cérebros humanos desperdiçadas.
Em resumo, falta
o caráter utilitarista nos TCCs, aliás, que em nada diferem de muitas dissertações
de Mestrado ou teses de Doutoramento com muito dinheiro jogado fora. Como se
pudéssemos (nos) permitir isso.
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